Córdoba na Argentina foi fundada em 1573, Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina com 576 kilometros quadrados.
Os registros da Prefeitura tem mais de 480,000 imóveis em uma área de 68 milhões de metros quadrados.
A cidade tem um crescimento anual de 7.300 imóveis novos com 1.7 milhão de metros quadrados.
O cadastro de imóveis da Prefeitura implantado em 1930, era responsável por gerenciar e atualizar todas as informações geográficas, geométricas, valor venal, segurança da propriedade, direitos de propriedade e financiamento municipal através da arrecadação de impostos.
A cidade precisava de informações precisas sobre todos os aspectos de cada imóvel.
Até 2005 as limitações das informações disponíveis em papel, gavetas, mapas primitivos, computadores inadequados e processos manuais impediam o desenvolvimento urbano da cidade criando um leque insuperável de dificuldades administrativas e de planejamento.
A Cidade de Córdoba decidiu desenvolver um Sistema de Informações Geográficas por diversas razões:
Precisão e Alta qualidade das informações disponíveis
Gerencia corporativa de todo os dados espaciais da Prefeitura
Ferramentas de Manutenção Cadastral
Apresentação de Mapas da cidade com desenhos de alta qualidade.
Plataforma operacional única e integrada com a Gerencia de Dados, Publicações e
uso partilhado
das informações sem a necessidade da utilização de diversos aplicativos, Sistemas e/ou Base de Dados.
Gerencia das Informações Territoriais antes da Modenização.
A última carta cartográfica da cidade fora feita em 1986. A partir desta data não houve treinamento ou atualização das ferramentas cartográficas usadas pela Prefeitura.
As técnicas de registro datavam de 1940, e os documentos antigos impediam o uso e o consequente desenvolvimento urbano da cidade.
Em Dezembro de 2005 iniciou-se o Projeto de Informações Cartográficas para uma completa modernização do cadastro da Prefeitura.
Este projeto teve o apoio financeiro do BID em US$500.000,00 para aquisição de computadores, Software e Aplicativos visando uma completa mordenização do cadastro da Prefeitura.
O foco principal do projeto foi a incorporação da vasta quantidade de informações Geográficas e Documental em um único Banco de Dados cujo uso poderia ser partilhado por todas as Secretarias da Prefeitura.
A etapa inicial do Projeto durou 2 anos de 2005 a 2007 e consistiu da aquisição de um Sistema de Gerencia de Informações Cartográficas, desenvolvimento do Banco de Dados baseado em tecnologia Geográfica, e atualização de todos os dados em um único local.
A segunda etapa foi feita sem a participação do BID e consistiu do treinamento do pessoal da Prefeitura com foco em reorganização de dados e implantação de novas formas operacionais de acordo com o novo sistema, operado e com aplicações de Informações Geográficas via Internet
A Municipalidade considerou o Projeto um enorme sucesso !
A Gerencia, Manutencão e Distribuição de Informações Territoriais passou a ser feita de forma moderna, eficaz e baseada em um único Banco de Dados acessado via Internet e hospedado emu ma estrutura de nuvem.
Outro grande benefício alcançado foi a utilização de ferramentas para desenhos de mapas.
A nova ferramenta possui recursos modernos de desenho de mapas permitindo a criação de mais de 60% dos mapas com alterações de layout com escalas préestabelecidas visando u uniformidade e impressão em format PDF.
O conteúdo de cada mapa vem do geodatabase, com manutenção permanente e atualização periódica de todo o seu conteúdo.
A equipe Técnica da Prefeitura consiste de 4 Analistas de Desenvolvimento e 2 Administradores de Banco de Dados.
eMAP
Um dos produtos desenvolvidos na segunda etapa foi o eMAP, um sistema poderoso de Consultas de informações territoriais, com mais de 500 usuários internos.
O Sistema eMAP tem uma variedade de funções como obtenção de informações através de pesquisas múltiplas, ferramentas de cadastro de imóveis, serviços de mapeamentos e utilização da base existentes através de links com mapas escaneados.